O C10 O C10 MÓDULO 1 – Ciência é 10! Uma Introdução (30 h)

MÓDULO 1 – Ciência é 10 Uma Introdução (30 h)

Publicado: Tuesday, 02 April 2019 13:12 , Acessos: 1514

Disciplina 1

Uma Introdução (30 h)

Esta disciplina irá estabelecer o perfil dos professores-cursistas a partir das respostas dadas a um questionário no ambiente do curso. Também será apresentada a proposta de trabalho em sala de aula a partir dos eixos temáticos. O vídeo de um caso real será usado para incentivar os professores.

- Realização da Atividade 1 – Questionário diagnóstico.

- Vídeo introdutório.

- Vídeo motivador e realização da Atividade 2 - Reflexão do professor sobre o vídeo.

 

Disciplina 2

Começando a experimentar e a pensar o TCC (60 h)

Aqui serão apresentados conteúdos de referência em diferentes linguagens. Oferecidos em seu formato original, estes recursos já estão disponíveis na web, em portais de domínio público e outras fontes. A intenção é oferecer conteúdos de referência para o desenvolvimento de ações teórico-práticas (Atividade-Investigação) relacionadas aos subtemas de cada eixo.

Estrutura da Atividade Investigação (AI)

A Atividade de Investigação, ou AI, constitui-se de três etapas: introdução, desenvolvimento de atividade e, por fim, sua aplicação em sala de aula. Com isso, pretende-se:

Reconhecer a proposta de investigação e realizá-la individualmente, concluir, parcial ou integralmente, a Atividade Investigação (AI) em sala de aula para incentivar perguntas e questões dos alunos e, por fim, relatar a aplicação em sala de aula, criando um novo momento para a reflexão do professor, como registro de pelo menos três perguntas realizadas pelos estudantes.

As atividades serão as seguintes:

  • Atividade 1 – Leitura dos materiais de introdução ao desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso e, de forma integrada ao pré-projeto de TCC, escolher quatro AI sendo uma de cada eixo temático. Como a atividade 3 inclui a aplicação na sala de aula, a escolha, preferencialmente, deve ser limitada aos temas que estão sendo trabalhados em sala no período.
  • Atividade 2 - Desenvolvimento da atividade proposta em cada uma das quatro AI.
  • Atividade 3 – Aplicação e registro da prática das AI em sala de aula.
  • Atividade 4 - Registro de três perguntas feitas pelos alunos durante a prática da AI em sala de aula.

Infográfico que ilustra de forma resumida todo o conteúdo da página 

Disciplina 3

Hora de perguntar e propor (30h)

A disciplina 3 propõe a leitura de um plano de aula-exemplo e a construção de um plano de aula de ciências de natureza investigativa.

O professor-cursista deverá selecionar um dos subtemas apresentados na disciplina 2 e, a partir da questão-problema formulada, preparar e apresentar o seu plano de aula, com carga horária de 50 minutos, em sua sala de aula.

Atividade 1 - Leitura de um plano de aula-exemplo. Em seguida, o professor selecionará um ou mais materiais de referência para a elaboração do seu próprio plano de aula abordando a perspectiva investigativa.

Atividade 2 - Registro do plano de aula.

 

Disciplina 4

Na sala de aula (30 h)

Esta disciplina é focada na implementação do plano de aula na sala de aula. Vencida esta etapa, o professor-cursista fará um relatório com uma análise reflexiva-avaliativa do desenvolvimento do plano em sala e o compartilhará no ambiente virtual do curso.

Como avaliação de encerramento do módulo, sugere-se uma sessão de pôsteres onde todos os professores exporão seu plano de aula com os resultados obtidos. É recomendável que o professor faça uma apresentação oral breve, descrevendo seu trabalho e convidando todos a visitarem seu pôster.

Infográfico que ilustra de forma resumida todo o conteúdo da página

Compartilhe o que você leu