O C10 O C10

O Ciência é 10

Publicado: Thursday, 28 March 2019 13:44 , Acessos: 4713

O que é
Um curso de especialização para professores graduados que estão atuando no sistema público de ensino e dando aulas de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, ou seja, do 6º ao 9º ano. É um curso na modalidade ensino a distância (EAD), com garantia de qualidade da CAPES e certificação do MEC.

O que pretende
Oferecer ferramentas, conteúdos e metodologias que contribuam para a qualidade das iniciativas do professor no dia-a-dia da sala de aula. O curso toma como base o ensino de ciências por investigação e propõe novos desafios e reflexões sobre a prática pedagógica.

Como funciona
O curso será dividido em três módulos, com uma carga total de 480 horas. O primeiro módulo tem 150 horas, o segundo, 240 horas e o terceiro, 90 horas. O Ciência é 10 é baseado em quatro eixos temáticos: VIDA, AMBIENTE, UNIVERSO E TECNOLOGIA. A novidade é a abordagem criativa e transversal.

A quem se destina
Professores da rede pública do Ensino Fundamental que desejam não apenas progredir na carreira, mas também oferecer suas aulas de forma prazerosa e significativa, colaborando com o desenvolvimento pessoal e social de seus alunos ao aproximá-los do conhecimento científico.

De quem é a iniciativa
A iniciativa é do Ministério da Educação, por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Dentro da Fundação funciona o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que promove parcerias entre os três níveis de governo – federal, estadual e municipal – e as instituições públicas de ensino superior, estimulando a modalidade de educação a distância. As ofertas de vagas da UAB são prioritariamente voltadas para a formação de professores da educação básica.

Quem faz
Vinte instituições de ensino superior em todo o Brasil estão envolvidas com o Ciência é 10, que pode ser cursado integralmente em 133 Polos UAB espalhados pelo Brasil. Estes espaços são estruturas de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo para as atividades de ensino e aprendizagem dos cursos e programas da Universidade Aberta do Brasil. Localizam-se, preferencialmente, em municípios de porte médio, com população estimada entre 20 e 50 mil habitantes, e que não possuam instalações acadêmicas públicas de nível superior.

Infográfico que mostra a estrutura do curso

Compartilhe o que você leu