Perguntas e respostas Ciência é Dez!

Publicado: Thursday, 04 April 2019 14:19 , Acessos: 220
É um curso de formação continuada que pretende melhorar a didática dos professores em sala de aula, incentivando investigação e o desenvolvimento do processo de conhecimento.
O Ciência é Dez! é um Curso de Especialização em Ensino de Ciências – Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º).
Professores com formação superior em qualquer área, que trabalhem em sala de aula nas escolas da rede pública municipal, estadual e distrital, ensinando ciências no segundo ciclo do Ensino Fundamental.
  • Formar profissionais, em nível de especialização, no ensino de diferentes áreas da ciência, de modo a garantir o direito à aprendizagem, bem como a realização do projeto político-pedagógico da escola, a partir de um ambiente de aprendizagem que favoreça o desenvolvimento do conhecimento, da ética e da cidadania;
  • Contribuir na qualificação do professor na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito de aprender com qualidade social;
  • Contribuir para a efetiva mudança da dinâmica da sala de aula, na perspectiva de que a busca, socialização e (re)construção do conhecimento sejam garantidas por meio de um processo de ensino e aprendizagem participativo e significativo;
  • Estabelecer o diálogo permanente entre as salas de aula e os conhecimentos que os professores irão adquirir e construir nas universidades, tanto na metodologia quanto nos conteúdos específicos de sua área;
  • Garantir a articulação entre os saberes, metodologias e conteúdos acadêmicos e os conhecimentos e práticas aprendidos pelos professores de nossas escolas.
Nesta fase do Ciência é Dez!, haverá quatro mil vagas para professores de todo o Brasil.
As aulas serão ministradas a distância pelos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Polos UAB por Região do País

Região Quantidade
Centro-Oeste 122
Nordeste 295
Norte 110
Sudeste 252
Sul 161
TOTAL 940
O sistema UAB é voltado para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País.

Participam da UAB 136 Instituições Públicas de Ensino Superior, com 936 cursos. O incentivo dado aos participantes da UAB consiste no repasse de recursos de custeio e de bolsas para os profissionais (professores, tutores, coordenadores) desenvolverem as atividades de formação e gestão dos cursos.
Sim, a especialização é gratuita e cursada em instituições públicas.
O curso é dividido em três módulos, somando um total de 480 horas. Os conteúdos ensinados terão caráter pedagógico e de ciências (Vida, Ambiente, Universo e Tecnologia)
- Módulo I: Espaço de contextualização, pelo professor-cursista, das dinâmicas e das necessidades do trabalho cotidiano em suas salas de aulas de ciências com as ações teórico-práticas, denominadas atividades investigação (AI), propostas pelo curso.

- Módulo II: Discussão sobre o conceito de investigação com indicação de leituras sobre essa temática que ofereçam fundamentação teórica para que o professor-cursista possa produzir uma análise das atividades desenvolvidas ao longo do módulo 1.

- Módulo III: Esse componente disciplinar consistirá na aplicação, análise e reflexão crítica do projeto de investigação em sala de aula, com utilização de quaisquer recursos didático-tecnológicos relacionados aos subtemas dos eixos temáticos.
Compartilhe o que você leu